quinta-feira, 19 de junho de 2008

Sabedoria De um Peixe

Uma vez,
Eu parei defronte a um lago. Joguei algumas migalhas de pão, como sempre fazia. Tomava um copo de mate gelado, como sempre tomava, meu cabelo estava assanhado como algumas vezes e meu all star estava sujo como todos os dias, mas eu decidi fazer algo diferente;
levei meu violão, sentei na margem e comecei a tocar coisas sem sentido.
Já estava acostumado com o barulho dos peixes que ali nadavam.
Continuei a tocar meu violão e agora murmurava a letra de uma música.
Finalmente, cansei daquela paz e me preparava para ir trabalhar como nem sempre desejava, quando eu ouvi alguém me chamar.
Um peixe estava falando comigo. Um peixe?
“Você não cansa de ser escravo?”
“Eu não sou um escravo”
“Você sabe dizer o que eu quero dizer com escravo?”
“Você é só uma ilusão, não venha me fazer perguntas difíceis!”
“Você trabalha porque você precisa comer, você come porque você precisa viver, você ama porque precisa mostrar para as pessoas que é amado, você me joga migalhas de pão porque você precisa se sentir útil para alguém, nem que seja para um peixe.
Quer que eu continue?

3 comentários:

elisabete fialho disse...

Olá Herbert,acabei de ler seu comentário,muito obrigado.
Consegui perceber,que apesar de muito jovem é perspicaz e inteligente o suficiente para entender o prepósito de alguém.
Fiquei muito surpresa ao ler seu perfil.16 anos??? Tem a certeza???
Eu explico:
fiquei deveras triste por si,pois revi-me em seus textos...a razão agora não vou explorar
Herbert,acredite que o que vou dizer não tem haver por eu ser "uma cota" de 42 anos mas é a realidade.
Aprendi que nunca vou conseguir deixar de ser o que aprendi com os meus mortos e resolvi reverter isso a meu favor todos os dias lhes faço uma homenagem singela,fazendo o que sei que queriam para mim
Correr atraz das minhas metas,sorrir,tirar o melhor partido da vida e principalmente aceitar-me
Essa é a homenagem que dia algum passa sem eu cumprir escrepulosamente.
Desconheço se é seu caso mas acredito que é inteligente para transformar a saúdade em algo a seu favor.
Obrigado pela sua visita,vou acompanhar seu blog,mesmo que me doia um bocadinho um ou outro SENTIR.
Obrigado por ser quem é
Um abraço até esse lado do mundo

Marcos Freitas disse...

Você terá que continuar, adorei esse texto, lindo, maravilhoso, coloque o resto, por favor.

elisabete fialho disse...

Oi Hebert,não o vou deixar ficar sem resposta.
Hebert,gosto de acreditar que quem nos ama nunca...nunca nos deixa,escute com atenção apenas e somente esse amor foi transformado,e cabe a nós entender essa nova forma de amar.
Essa sensação de traição da vida eu também conheço e pelas mesmas razões.No entanto como homenagem todos os dias sorriu para a vida,trato de mim o melhor que sei,e com raiva de estar viva(acredite) faço por gostar de mim pois sei que era isso que queria que eu fizesse.
A saúdade não esbateu,trago bem viva comigo, mas esta sensação boa que está em mim fazer ainda alguma coisa pela pessoa que me ensinou a amar,é como se fosse um analgésico e faz-me sentir que estou a vingar-me da vida.
O meu acordar de todos os dias ficou mais facil,dorido mas suportável.
Sempre que quizer conversar e ser ouvido tem a minha licença para utilizar o endereço electrónico no meu perfil,não é saúdavel expor-se dessa forma.
Mas as visitas e os comentários,ler as minhas quase prosas faça sempre que entender.
Bom fim de semana,bem haja por ser quem é abraço até esse lado do mundo